top of page

Falando de Futebol Feminino

Olá galera,tudo bem com vocês?

Gente estou amando real vocês interagindo com o blog,lendo os posts,muito obrigada por estarem comigo nesse projeto,e é isso ai,a leitura é algo muito importante e não devemos parar de praticá-la.

O post de hoje vamos falar um pouco sobre o futebol feminino,como surgiu,onde houve a primeira partida entre outras coisas.

Então vem comigo!

Apesar das grandes dificuldades enfrentada,hoje em dia o futebol feminino vem ganhando espaço e é um esporte bem popular no nosso país.

O futebol feminino nasceu na Inglaterra.A primeira partida de futebol entre mulheres foi disputada por Inglaterra e Escócia , em 1898, em Londres.

Já no Brasil, existem registros de partidas mistas, com homens e mulheres juntos, em 1908 e 1909.

Em 1913, houve um evento beneficente, que foi considerado por muitos anos como a primeira partida de futebol feminino no Brasil. Anos depois, porém, foi descoberto que, na verdade, o time “feminino” era formado por jogadores do Sport Club Americano, campeão paulista daquele ano, vestidos de mulher, misturados a “senhoritas da sociedade”.Desta forma, considera-se que a primeira partida de futebol feminino no Brasil ocorreu em 1921, entre senhoritas dos bairros Tremembé e Cantareira, na zona norte de São Paulo, conforme noticiado pelo jornal A Gazeta.

O preconceito foi muito grande na época, pois o futebol sempre foi visto como um esporte bruto e impróprio para as mulheres da sociedade.Em 4 de Abril de 1941, durante a presidência de Getúlio Vargas, foi-se criado o Decreto-Lei 3199, proibindo a “prática de esportes incompatíveis com a natureza feminina”, entre eles o futebol.Este decreto só seria revogado em 1979.

Cara eu fico aqui imaginando como essas mulheres sofreram para hoje o futebol feminino continuar existindo,vemos tanto preconceito com nos mulheres no esporte nos dias de hoje,naquela época então imaginem o risco que elas corriam para poder praticar aquilo que gostavam.

O Araguari Atlético Clube é considerado o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino, que em meados de 1958, selecionou 22 meninas para um jogo beneficiante em dezembro deste mesmo ano.O sucesso desta partida foi grande que a revista "O Cruzeiro" fez matéria de capa sobre o acontecimento, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou jogos de futsal.

Em 1967, Asaléa de Campos Micheli, mais conhecida por Léa Campos, foi a primeira mulher a terminar um curso de arbitragem.

A primeira seleção Brasileira de futebol feminino foi convocada pela CBF em 1988, para disputar - e vencer - o “Women’s Cup of Spain.Os jogos foram contra a seleção de Portugal, França e Espanha. Esse foi o nosso primeiro título internacional.Em 1991 ocorreu primeira Copa do Mundo,na China, e o Brasil ficou em nono lugar.Depois, vieram as Olimpíadas de Atlanta, 1996. Com todo o apoio que tiveram no país, a seleção Brasileira conquistou o tri-campeonato Sul Americano, que foi realizado em 1998 em Buenos Aires e em 1999 ficando com o 3º lugar na copa do mundo feminina. Em 2000, vieram as classificações para as Olimpíadas de Sidney, onde a seleção repetiu o 4º lugar,e nas duas olimpíadas seguintes a seleção brasileira perdeu na final para os EUA e ficou com a prata.

Você Sabia?

O termo “torcer” surgiu a partir de moças que, nervosas com as partidas, torciam lenços nas arquibancadas brasileiras durante o início do século 20.

Algumas atletas que foram pioneiras do futebol feminino, que quebraram diversas barreiras para ele estar onde está hoje. São elas:Sr.Iara, Liça, Simone, Russa, Suzana, Mariza, Elane, Fia, Sissi, Roseli, Pretinha, Pelezinha, Fanta, Marcinha, Cebola, Solange, Michael Jackson, Flordelis, Suzy, Sandra, Lúcia,Benta Pereira, Nalvinha, Leda Maria, Formiga, Marta,Meg, Nenê, Tânia, Márcia Taffarel, Formiga, Kátia entre tantas outras.

Ainda tem muitas coisas para serem contadas,aqui fiz um pequeno resumo com bases em notícias encontradas em sites e blogs e é super empolgante você ler e ir conhecendo a história do futebol feminino.As mulheres estão cada vez mais presentes em campo e nas arquibancadas, mas ainda sofrem com o preconceito,algo que se repete em outras tantas áreas.

A prática do futebol feminino sempre teve muitas dificuldades no Brasil,e é nítido isso,a falta de patrocínio e divulgação são as maiores barreiras que enfrentamos,temos tantas estrelas,Marta por exemplo eleita 5 vezes a melhorar do mundo um orgulho para nosso país,ai você vai e se depara com clubes tendo que deixar de disputar certas competições porque não tem uma estrutura para continuar seguindo,isso é um absurdo como vamos revelar mais Martas desse jeito é revoltante.

Não foi fácil chegar até aqui e não é agora que vamos desistir,juntas somos mais fortes e vamos sim brigar por #maisvisibilidadeparaofutebolfeminino #maisapoioaofutebolfeminino .

É isso galera,espero que tenham gostado do post.

Beijos <3


bottom of page